sábado, 20 de fevereiro de 2010

Os 30 anos de PT

Por causa do aniversário com numero redondo, surgiram muitas reflexoes sobre a historia e os rumos do Partido dos Trabalhadores. Pretendo dar uma contribuição de uma forma simples: responderei a algumas críticas de esquerda usualmente feitas ao partido. Não pretendo responder as criticas de direita, porque pra mim, isto seria como tentar argumentar que a água é molhada.

"O PT faz política economica neoliberal porque isto faz parte do seu DNA: quando nasceu, deu pouca importancia a criação de uma bandeira nacional-popular, ao papel do Estado-Nação; e se focou em temas mais superficiais, como cidadania e inclusão social"
Quando o PT surgiu em 1980, isto não era uma questão a ocupar o primeiro posto na agenda de lutas. 50 anos antes da crição do PT, o Brasil deu início ao seu projeto nacional de desenvolvimento. Este projeto foi bem sucedido ao dotar um país de uma infra-estrutura de energia e transportes e um parque industrial moderno. Mas este projeto foi incapaz de acabar com a exclusão, a miséria, o analfabetismo, as doenças típicas do subdesenvolvimento, a favelização, o clientelismo. Era contra isso que o nascente partido teria que se insurgir. Além do mais, em 1980, o socialismo real (rejeitado desde o inicio pelo PT) estava em crise. Defender o super-Estado seria um anacronismo. Nos anos 90, quando o modelo desenvolvimentista estava sendo esfacelado, o partido passou enfatizar a importancia da preservação e adaptação do Estado desenvolvimentista, e agora no governo, o PT adotou um nacionalismo moderado, adaptado aos tempos atuais: basta ver o que está sendo feito com o BNDES, com o marco regulatorio da exploracão do pré-sal.

"O PT de antes era autentico, hoje o partido foi corrompido. O partido traiu seus ideais"
O PT de antes infantilmente se opos a politicas que beneficiaram o Brasil, como o Plano Real e a Lei de Responsabilidade Fiscal. O PT de antes, tirando Porto Alegre, não durava mais de um mandato onde era eleito. Alguns dos políticos eleitos pelo PT nos anos 80 e 90 deixaram o partido, durante ou depois de seus mandatos. Hoje o índice de reeleição do PT é bastante alto.

"O PT era o partido da mudanca e hoje é o partido da ordem"
O PT é o partido da mudança dentro da ordem. O PT é um partido social-democrata, do tipo europeu, criado 100 anos depois. Nasceu radical e depois passou a defender a conciliação da economia de mercado com o Estado social, e a disputar o poder nas urnas. A diferenca é que o processo de institucionalização do partido brasileiro foi bem mais rapido. E mesmo dentro da ordem, o PT mudou onde governou: com os governos municipais, fez o orçamento participativo virar referencia mundial. No governo federal, ampliou os programas sociais, ampliou o acesso dos pobres a univesidade publica e privada, retomou a elaboração de documentos de política industrial. Algumas mudancas são irreversíveis, mesmo se o proximo presidente for de outro partido.

"O PT foi auxiliado pelos neoliberais para acabar com a verdadeira esquerda, representada pelo PDT do Brizola"
Brizola é uma figura respeitavel por seu passado. Mas seriam Jaime Lerner, Francisco Rossi e César Maia a verdadeira esquerda?

"O PT tem idéias antiquadas. Esquerda moderna é o Bono, o Al Gore e o Gabeira"
O PT tem o mérito de ser moderno em questoes como o aborto (tirando alguns militantes catolicos do partido), a homossexualidade, o Estado laico; e ainda assim, manter o voto dos pobres, supostamente conservadores nesses assuntos. Os esquerdistas admirados pelos "modernos", como Heloisa Helena e Marina Silva, são muito mais conservadores que o PT nessas questoes.


Me desculpem pelos acentos. Meu computador nao os tem. Resolvi parcialmente no Ctrl C + Ctrl V, mas sempre sobram alguns erros.

Nenhum comentário: