quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

200 países, 200 anos, 4 minutos

http://www.youtube.com/watch?v=jbkSRLYSojo

Interessantíssmo este vídeo. Mostra como o mundo evoluiu nos últimos 200 anos.
O apresentador mostra um gráfico em que o eixo horizontal se refere ao PIB per capita e o eixo vertical se refere à expectativa de vida. Os países são representados por bolinhas, proporcional ao tamanho de suas populações. Essas bolinhas andam no gráfico, representando o caminho percorrido de 1810 a 2010.
Percebe-se que apesar da extrema desigualdade de renda e de longevidade, todos os países estão em condições, em ambos os critérios, muito melhores hoje do que estavam há 200 anos. A maior parte da população vive em países de renda média ou média baixa. Obviamente os desníveis internos devem ser considerados. Até o final da Segunda Guerra Mundial, havia uma tendência de distanciamento entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento. A partir de então, passou a haver uma tendência de aproximação.
O vídeo ajuda a demonstrar como o intenso progresso técnico ocorrido nos últimos 200 anos beneficiou a maior parte da população mundial.
Um fato não comentado pelo autor, mas percebido pela observação do movimento das bolinhas, é que existe uma relação de longo prazo entre renda e longevidade, que pode ser percebida tanto na forma como os países se distribuem no gráfico em 2010 (geralmente os de PIB per capita alto também são os de expectativa de vida alta), como na forma que eles começam em 1810 e terminam em 2010. Porém, não existe relação de curto prazo entre estas duas grandezas. A China evoluiu muito em expectativa de vida e pouco em PIB per capita de 1950 a 1980. A partir de então, passou a evoluir muito em PIB per capita e pouco em expectativa de vida. Não fez um movimento diagonal no gráfico. Primeiro fez um movimento vertical e depois horizontal. Com o Brasil aconteceu o oposto. Evoluiu mais em PIB per capita entre 1950 e 1980, e mais em expectativa de vida entre 1980 e 2010.

Nenhum comentário: