quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

O PSDB e a extrema direita


A matéria recente da Revista Carta Capital que trata da aproximação entre o PSDB e a extrema-direita pegou leve com o PSDB. Isto porque o PSDB não está apenas se aproximando da extrema-direita. Na verdade, está ajudando a fomentar.
E este movimento não é recente. Teve início ainda no primeiro mandato do Lula. A primeira ponte entre o PSDB e a extrema direita foi o colunista Reinaldo Azevedo. Alguns conhecem o Reinaldo Azevedo apenas como colunista da Revista Veja, ofício que ele exerce desde 2006. Aí pensam que ele é um ultraconservador que apoia o PSDB porque os tucanos são a força política mais à direita com possibilidade de vitória em eleições majoritárias. Não, não é isso. Quem pensa assim do Reinaldo Azevedo tem visão errada. A verdade é que ele já era peessedebista mesmo antes de ter virado ultraconservador. No tempo da revista República, fundada por Luiz Carlos Mendonça de Barros em 1996 e rebatizada de Primeira Leitura em 2002, Reinaldo Azevedo era um simples exaltador do PSDB. Defendia mais a ala desenvolvimentista paulista do partido, portanto, ida como mais "à esquerda" do que a ala monetarista carioca. Fez campanha para o Serra em 2002 sem utilizar argumentos direitistas. Somente quando Lula se tornou presidente, Reinaldo Azevedo, com sua Primeira Leitura, se converteu subitamente em uma defensor da direita olavete, aquela que considera que os politicamente corretos são um grande perigo para a civilização judaico-cristã ocidental. Em paralelo, ele continuou sendo porta-voz do PSDB. Dessa forma, introduziu seus cativos eleitores tucanos à "obra" do "pensador" Olavo de Carvalho e mostrou aos seus novos leitores olavetes que o PSDB era do bem para eles, ao contrário do que dizia Olavo, que considerava o PSDB uma parte da "estratégia das tesouras" da intelectualidade esquerdista uspiana. Durante esse tempo, a Primeira Leitura contava com o patrocínio da Nossa Caixa, naquele tempo, um banco público de São Paulo. A revista foi extinta em 2006. Reinaldo Azevedo foi para a Veja no mesmo ano e continuou fazendo a ligação tucanismo-olavismo.
Sua participação em atividades de fomento tucano ao pensamento ultraconservador não para por aí. Ele participa de vez em quando de atividades do Instituto Millenium, uma organização criada para difundir o pensamento conservador pelo Brasil. Reúne economistas do PSDB e colunistas ultradireitistas.
E o que dizer da Veja, revista que o governo do estado de São Paulo ajuda a manter fazendo compras em grande escala para escolas públicas? É uma revista que deixou de ser direita liberal tipo Economist, como era nos anos 80 e 90, e passou a ser uma revista olavete, empregando, além de Reinaldo Azevedo, colunistas como Rodrigo Constantino e Felipe Moura.
E o que dizer da programação da TV Cultura? Augusto Nunes e Luís Felipe Pondé aparecem com frequência.

Em resumo, o PSDB não está apenas reproduzindo discursos de "pensadores" ultraconservadores. Está ajudando a divulga-los.

Nenhum comentário: