domingo, 22 de março de 2015

Meu site citado em uma monografia

Quando eu fiz o Atlas das Eleições Presidenciais no Brasil, eu divulguei-o no meu Facebook e no meu Twitter particular, em comunidades do Facebook e no site do Luís Nassif. Ou seja, um tanto de pessoas tomou conhecimento deste site.
Há alguns dias, eu tive curiosidade de saber se meu site passou a ser utilizado como referência. Procurei entre aspas no Google "Atlas das Eleições Presidenciais no Brasil". E não é que eu encontrei uma monografia de conclusão de graduação em Economia na Universidade de Brasília que utilizou dados do meu atlas e citou-o no final do trabalho?
O trabalho foi sobre a aplicação dos ciclos políticos-econômicos no Brasil. Apresentou os modelos de Nordhaus, Hibbs e Alesina sobre a influência da macroeconomia nas eleições e das eleições na macroeconomia, e depois testou estes modelos para o Brasil. Para isso, utilizou indicadores macroeconômicos do Brasil e resultados de eleições. Estes, foram obtidos do meu atlas.
Foi uma grande coincidência, sabem por quê? Porque eu também sou graduado em Economia (só que pela Unicamp) e também fiz minha monografia sobre modelos de ciclos políticos-econômicos, incluindo Nordhaus, Hibbs e Alesina. E passei a me interessar por geografia eleitoral, a ponto de fazer este atlas, justamente por ter feito esta monografia. Meu trabalho não tratou de geografia eleitoral, mas eu precisava encontrar dados sobre resultados das eleições presidenciais norte-americanas. Eu queria só os resultados nacionais, não estava interessado em votação por estado e por condado. Mas onde eu encontrei esses dados foi no Dave Leip's Atlas of US Presidential Elections, que tinha não só os resultados nacionais, como também os resultados por estado e por condado. Aí que eu fiquei fascinado pelo tema. Achei muito curioso os mapas eleitorais dos Estados Unidos de 1896 e 2004 serem praticamente o oposto um do outro, e o mesmo ter ocorrido em relação a 1956 e 1964. Passei posteriormente a estudar este tema por conta própria. Até que eu resolvi fazer o equivalente ao Dave Leip's Atlas para o Brasil, mas com menos recursos. Meu atlas é o primo pobre do Dave Leip's.
O trabalho da graduanda da Universidade de Brasília ficou bom, mas não posso deixar de mencionar um erro que ela cometeu justamente ao utilizar os dados do meu atlas. Elas apresentou os resultados eleitorais de capitais do Brasil de 2006 e 2010 colocando no título da tabela que eram de regiões metropolitanas. Não eram.

Nenhum comentário: