Conheço o metrô de Viena, de Berlim e de Madrid. São muito melhores do que o do Rio de Janeiro. Mas não precisa ir para o Primeiro Mundo para ver metrô bem melhor do que o do Rio de Janeiro. Os de Budapeste, Santiago (Chile) e São Paulo também são.
Entre os que eu conheço, o metrô do Rio de Janeiro é o único em que mesmo nos horários de pico, não passa composição de dois em dois minutos. Na melhor das hipóteses, é de três em três minutos. E olha que eu estou falando do trecho entre as estações Botafogo e Central, onde as duas linhas se coincidem nos dias de semana. Se não há contratempo, passa nesse trecho, em horário de pico, composição da linha 1, três minutos depois passa composição da linha 2, três minutos depois passa composição da linha 1 e assim por diante. Ou seja, nos trechos em que as linhas não coincidem, passa composição de seis em seis minutos em horário de pico, e como eu disse, quando não há contratempo.
Os contratempos são bastante frequentes. De vez em quando a composição freia bruscamente no meio do túnel e fica algum tempo parada "aguardando a sinalização", de vez em quando anda bem devagar entre uma estação e outra, de vez em quando fica parada na estação muito mais tempo do que o normal. Quem procura no google "metrô rio intervalos irregulares" encontra uma lista enorme de notícias falando que o metrô do Rio estava operando com intervalos irregulares, em datas diversas e por motivos diversos.
Mesmo quando não há incidentes, o metrô do Rio de Janeiro é habitualmente mais lento do que o metrô em outras cidades do mundo. Às vezes, as composições da linha 2, quando trafegam entre a estação Maracanã e a Central, dão a impressão que andam sobre os trilhos puxadas por jegue.
Por causa da demora na espera, da demora na circulação, uma viagem entre as estações Cinelândia e Maracanã dura aproximadamente 20 minutos. Dada a não tão grande distância entre essas duas estações, não precisava demorar tanto assim.
Quando à lotação, eu sei que metrô nos horários de pico é lotado no mundo inteiro. Não seria economicamente viável ter metrô se só houvesse passageiros sentados. Mas a lotação do metrô da Cinelândia para a Central entre as 17 e as 19 horas de dias úteis bate qualquer recorde. As composições da linha 2 da Pavuna para o centro andam lotadas durante a manhã inteira, não apenas entre as sete e as nove horas.
Algumas estações não são adaptadas para receber um número muito grande de passageiros e, em alguns momentos, as filas são enormes até para passar na catraca.
Aos domingos, quando as linhas não coincidem, seria melhor até ter horário marcado, de tão pouca frequência que passam as composições. E não é por falta de volume de passageiros. As composições, que aparecem com tão pouca frequência, andam lotadas de pessoas indo para as praias.
E o precinho? R$3,70
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