terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Unicameralismo é furada

Acho que uma das muitas lições de ciência política oferecidas pelo ano de 2015 foi a de que o unicameralismo, que era defendido por alguns comentaristas de esquerda, é uma furada. Esses aí consideravam que o Senado tornava qualquer governo refém das oligarquias regionais. É certo que as duas casas do Congresso Nacional são e sempre foram muito conservadoras, mais conservadoras que a média dos candidatos competitivos a presidente da República. O Senado era tradicionalmente a c...asa mais conservadora porque é onde o norte do Brasil está mais super representado (embora na Câmara também esteja) e o norte era a parte mais conservadora do Brasil.
Mas algo diferente aconteceu em 2014. Houve uma grande onda conservadora na opinião pública, e por isso foi eleita uma Câmara ainda mais reacionária (palavra certa é essa) do que já era habitualmente. Como parte do Senado atual foi eleito em 2010, quando o momento político do Brasil era outro, esta casa está menos reacionária que a Câmara, e acabou se tornando um guardião de um mínimo de direitos sociais, políticos e individuais.
Portanto, é bom que o legislativo tenha duas casas, sendo uma delas com mandato longo, para evitar que ondas momentâneas de opinião tenham um efeito tão devastador. Além disso, outras federações, como EUA e Alemanha, também são bicameralistas.

Nenhum comentário: