sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

O Fla-Flu das revistas semanais brasileiras

A revista semanal que mais leio agora é a Spiegel (normalmente na Internet, só comprei um exemplar impresso). Mas anteontem eu dei uma entrada nos sites das revistas Veja e Carta Capital para conferir o que é que tinha nas edições de fim de ano.
Na Veja, tinha um texto chamado "Pede pra sair, esquerda embolorada" http://veja.abril.com.br/291207/p_140.shtml. Na Carta Capital, tinha entrevista com os empresários Manuel Felix Cintra Neto (BM&F), Jorge Gerdau Johannpeter (Gerdau) e Roger Agnelli (Vale), discutindo o futuro do Brasil, tema que contou com outros textos http://www.cartacapital.com.br/edicoes/477.
Tem gente que diz que Veja e Carta Capital praticam o mesmo tipo de jornalismo, apenas com o sinal contrário. Se isto for uma opinião sincera e amparada em fatos, tudo bem. Basta me mostrar algum texto da Carta Capital cujo título seja "Pede pra sair, direita embolorada" que eu acredito nesta tese. Caso contrário, penso que quem nivela Veja e Carta Capital lê pouco ambas as revistas.
Sem evidência na realidade, qual seria a motivação para dizer que Veja e Carta Capital praticam o mesmo tipo de jornalismo com sinal contrário? A motivação pode ser mostrar uma certa maturidade ficando em cima do muro. Não acho que este seja o melhor caminho para a maturidade. Aos que gostam de sempre ter a opinião intermediária, muito cuidado. Isto pode viciar. Em uma discussão sobre saltar da janela do primeiro andar ou saltar da janela do terceiro andar, estes proporiam saltar da janela do segundo andar. Considerariam como extremismo a sensata opinião de simplesmente não saltar da janela.
Maturidade se adquire estudando e vivendo, e não atirando opiniões de cima do muro.

Nenhum comentário: