Em um post anterior, falei sobre uma antiga redação escolar. Agora o desafio pra mim é bem maior: terminar minha tese.
De vez em quando, aparecem umas complicaçoes não de conteúdo, mas de forma.
1. Como delimitar bem o que são idéias de terceiros e o que são idéias minhas? Algumas vezes, eu consigo organizar o parágrafo de um jeito que o texto flui bem, mas que fica obscura a autoria das idéias. Para resolver este problema, obrigatório, pois plágio é proibido, o texto fica meio quebrado.
2. Quando eu vou falar de A, B e C, é melhor começar o parágrafo falando que vai ter A, B e C e depois falar detalhadamente de cada um, ou simplesmente falar detalhadamente de cada um?
3. Repetição de palavras: a tia lá na escola antigamente falava que não era para utilizar mais de uma vez um vocábulo, e para evitar a inclusão adicional, era correto empregar um sinônimo ou simplesmente omitir o termo. De vez enquando, ou de vez em quase sempre, eu ignoro. Antes a feiura da repetição do que o desentendimento.
4. Repetição de idéias: às vezes eu faço isso para que todos os capítulos tenham início, meio e fim. Para finalizar um capítulo, sem cortes abruptos, eu posso falar coisas que já falei em algum capítulo anterior.
De vez em quando, aparecem umas complicaçoes não de conteúdo, mas de forma.
1. Como delimitar bem o que são idéias de terceiros e o que são idéias minhas? Algumas vezes, eu consigo organizar o parágrafo de um jeito que o texto flui bem, mas que fica obscura a autoria das idéias. Para resolver este problema, obrigatório, pois plágio é proibido, o texto fica meio quebrado.
2. Quando eu vou falar de A, B e C, é melhor começar o parágrafo falando que vai ter A, B e C e depois falar detalhadamente de cada um, ou simplesmente falar detalhadamente de cada um?
3. Repetição de palavras: a tia lá na escola antigamente falava que não era para utilizar mais de uma vez um vocábulo, e para evitar a inclusão adicional, era correto empregar um sinônimo ou simplesmente omitir o termo. De vez enquando, ou de vez em quase sempre, eu ignoro. Antes a feiura da repetição do que o desentendimento.
4. Repetição de idéias: às vezes eu faço isso para que todos os capítulos tenham início, meio e fim. Para finalizar um capítulo, sem cortes abruptos, eu posso falar coisas que já falei em algum capítulo anterior.
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