quarta-feira, 14 de abril de 2010

Por que o Flamengo "só" foi campeão brasileiro 5 vezes

Incrível como um assunto que deveria estar com discussão encerrada volta à tona justamente para confirmar o óbvio, já decidido até mesmo na justiça há algum tempo: o campeão brasileiro de 1987 foi o Sport e ponto final. Portanto, o primeiro penta foi o São Paulo.
Entre os argumentos que sustentam que o verdadeiro campeão foi o Flamengo, há os fracos e os muito fracos, que podem ser facilmente respondidos.

"O Sport e o Guarani foram respectivamente o primeiro e o segundo colocados da Segunda Divisão."
Este é um argumento dos muito fracos. O Guarani foi vice-campeão brasileiro de 1986, o que invalida completamente o argumento. Se até o vice foi rebaixado, o campeão brasileiro de 1987 foi o São Paulo, porque foi o único que disputou o campeonato, uma vez que foi campeão do ano anterior.

"Nos anos 80 não havia acesso e rebaixamento. Portanto, ninguém tinha obrigação de considerar os resultados do campeonato anterior."
Este é um argumento fraco. Até 1986 havia um critério: melhores colocados nos Estaduais disputavam o Nacional. Em 1987, não houve critério para definir quem disputaria a Copa União, portanto, este campeonato não pode ter a legitimidade do campeonato brasileiro. Já havia um plano de reduzir o número de participantes do campeonato e criar divisões, acesso e rebaixamento, usando o campeonato de 1986 como referência. Mas quando a CBF temporariamente caiu fora, este plano foi abandonado.

"O campeonato brasileiro de 1986 foi organizado pelo Clube dos 13 e não pela CBF. Portanto, não tinha obrigação de observar a classificação do campeonato anterior, organizado pela CBF."
A CBF não ia organizar o campeonato daquele ano, mas voltou atrás, e organizou o campeonato, reconhecendo a Copa União como o Módulo Verde. Flamengo e Internacional perderam o campeonato da CBF de WO. Mudar no meio é ruim, mas foi apenas a correção de um erro anterior.

"Sport e Guarani empataram nos penaltis. Não dava pra levar o campeonato da CBF a sério."
Sim, foi meio palhaçada aquilo, mas foi irrelevante. Os dois melhores do Módulo Amarelo disputariam o quadrangular de qualquer jeito. Não havia relevância a ordem de classificação.

"Flamengo e Internacional se recusaram a disputar o quadrangular com Sport e Guarani porque o contrato com os patrocinadores não permitia."
E o que o Sport e o Guarani têm a ver com isso?

"Os jogos da Copa União tiveram estádios cheios e TV com grande audiência. O mesmo não pode ser dito do Módulo Amarelo."
E?????

"Em 2000, a CBF não organizou o campeonato brasileiro. O Clube dos 13 organizou a Copa João Havelange. E ninguém contesta que o Vasco, campeão da Copa João Havelange, foi campeão brasileiro"
Em 2000, a CBF abriu mão de organizar o campeonato brasileiro. Em 1987, não, pois voltou atrás da decisão inicial. E a Copa João Havelange de 2000 pode sim ser reconhecida como brasileiro, até porque não foi feita a mesma cagada de 1987 de deixar de fora quem tinha o direito de disputar o torneio. Aliás, foi um enorme torneio, em que 116 clubes puderam disputar o título. Não houve injustiça com ninguém.

"Se reconhecimento oficial da organização oficial contasse, o Corinthians é campeão mundial mesmo tendo vencido aquele torneio fajuto."
Sim, o Corinthians FOI CAMPEÃO MUNDIAL DE 2000 e contestar isso seria puro clubismo. Houve um torneio com times de todo o mundo e o alvinegro paulistano foi campeão. Contestar is é ridículo. Falar que aquele torneio era vagabundo é puro julgamento de valor.



E sim, o Flamengo muito provavelmente tinha o melhor time de 1987, com craques das seleções de 1982 e 1994, e provavelmente ganharia do Sport e do Guarani. Mas perdeu de WO. E isto é que conta. Não existe "e se" no futebol.


Colunista esportivo que ficou indignado quando Fluminense e Bragantino disputaram o Brasileiro de 1998 como penetras, e considera a Copa União de 1987, com tantos penetras (seis ao todo), o legítimo campeonato brasileiro, pode ter o comportamento descrito por duas palavrinhas: dupla moral.

Nenhum comentário: