quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Marina Silva é a preferida da USP, Serra é o segundo

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha com estudantes, professores e funcionários da Universidade Estadual de São Paulo, nos dias 13, 14 e 15 de setembro, mostrou que 31% dos entrevistados pretende votar em Marina Silva, 27% em José Serra, 21% em Dilma Roussef, e 7% em Plínio Sampaio. Foram entrevistados 698 estudantes, 162 funcionários e 154 professores.
As preferências dentro de cada grupo foram as seguintes:

Estudantes
Marina Silva 31%
José Serra 28%
Dilma Roussef 20%
Plínio Sampaio 7%

Funcionários
Dilma Roussef 37%
Marina Silva 28%
José Serra 14%

Professores
José Serra 38%
Dilma Roussef 25%
Marina Silva 22%
Plínio Sampaio 7%

Dados completos da pesquisa, inclusive com intenção de voto para governador, podem ser encontrados em http://www.jornaldocampus.usp.br/index.php/2010/09/marina-e-serra-sao-os-mais-votados-na-usp/

Normalmente se espera que candidatos de esquerda tenham melhor desempenho dentro de universidades do que fora delas. Quando o principal partido de esquerda tem baixa preferência dentro da melhor universidade do Brasil, há um sinal de crise de idéias. Há lugares em que discursos contra "mídia golpista" ou "formadores de opinião" não encontram boa recepção.
Considerando os votos na esquerda a somatória de Dilma, Marina e Plínio, e os votos na direita os de Serra, a proporção esquerda-direita na USP é 59-27 e no Brasil como um todo (segundo a última Datafolha) é 62-28. Ou seja, a distribuição de votos na esquerda e na direita na USP segue a tendência nacional, mas muitos esquerdistas na USP optam por Marina Silva e Plínio Sampaio. O PT perdeu espaço em uma antiga fortaleza.
Isto é um sinal amarelo para o partido vermelho. Um partido não pode depender exclusivamente de votos de pessoas satisfeitas com a economia. Estes votos já foram da Arena em 1970, do PMDB em 1986 e de FHC em 1994.

Nenhum comentário: