terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O melhor álbum de rock da década de 2000


Não sou crítico musical e não pretendo emitir uma opinião especializada ou objetiva. Qualquer lista ou escolha de tops que se pretende ser objetiva gera muito mimimi. O mesmo não vale para simples opiniões pessoais, baseadas no próprio gosto.
Então, subjetivamente, considero A Woman A Man Walked By, da cantora inglesa Polly Jean Harvey, produzido em parceria com o compositor e multi-instrumentista John Parish, o melhor álbum de rock da década de 2000.
Neste decênio, foram lançados vários bons álbuns de rock. Podemos falar do Elephant (White Stripes), do You Could Have It So Much Better (Franz Ferdinand), do Accelerate (REM), do Aha Shake Heartbkreak (Kings of Leon) e de muitos outros. Mas o que diferencia o A Woman A Man Walked By dos outros é que este é um dos poucos álbuns com A maiúsculo lançados na era do MP3. Os outros são amontoados de boas músicas.
Este álbum é menos melhor do que os meus favoritos de décadas anteriores. No topo dos anos 60, eu colocaria o Sgt. Peppers dos Beatles. No topo dos anos 70, eu colocaria o Dark Side of the Moon do Pink Floyd. No topo dos anos 80, eu colocaria o Rattle and Hum do U2. Quanto aos anos 90, sou dividido. Meu coração opta pelo Ten, do Pearl Jam, e minha cabeça opta pelo OK Computer, do Radiohead.
A PJ é muito menos conhecida do que estes mencionados, porém, apresenta algumas vantagens em relação a alguns destes. Compare-se com Pearl Jam. Tanto o PJ de Seattle quanto o PJ da Inglaterra iniciaram suas carreiras em 1991. O PJ de Seattle foi certamente muito maior durante sua fase de auge. Porém, o PJ de Seattle esgotou sua criatividade em 1998, enquanto o PJ da Inglaterra a mantém até os dias atuais.
Um benefício colateral que ouvir PJ Harvey trouxe para mim foi aumentar o interesse pelo rock com vocal feminino produzido nos anos recentes. Yeah Yeah Yeahs, The Kills e Le Tigre são boas bandas.

Nenhum comentário: