sábado, 23 de agosto de 2008

E nao foi tao ruim assim

O Brasil ficou com 15 medalhas no total, sendo 3 ou 4 de ouro. O melhor resultado em número de medalhas empatado com Atlanta 1996, o segundo melhor em ouros (em Atenas 2004 teve 5 por causa do xixi do cavalo irlandes).
Em 1980 e 1984, mesmo com os boicotes (primeiro dos países da Otan, depois os do Pacto de Varsovia), o Brasil teve bem menos medalhas. O Brasil foi melhorando gradualmente sua participacao (fora o desastre de Sydney) . Tudo bem que pra ver a evolucao, porem, tem que tirar o recem-introduzido volei de praia, mas desta vez, nao fez muita diferenca.
Falta ainda muito a melhorar, principalmente se tratando de um país de populacao tao grande, que ainda fica atras da Jamaica.
O problema desta vez foram as expectativas nao superadas, como o judo, o Rodrigo Pessoa, o futebol feminino, volei de praia e os ginastas (parabens pros destes aí que ganharam prata e bronze de qualquer forma, e terem expectativas em cima deles já é mérito). Mas teve as surpresas, como as iatistas, a Maureen e o bronze nos 100m do Cielo.

Muita gente critica a injustica da contagem de medalhas. Alem de prata e bronze só servir pra desempate, a natacao dá 16 ouros pro masculino e 16 pro feminino, enquanto que esportes coletivos dao um ouro pra cada.
Bom, mas o quadro oficial pode nao comparar países direito, mas continua sendo útil pra acompanhar a evolucao de um país ao longo do tempo. E ver que devagar, bem devagar, estamos evoluindo.

Ah, o Brasil ficou bem na frente da Áustria. Mas nao parece que aqui se dá tanta importancia como no Brasil.

Nenhum comentário: