terça-feira, 9 de junho de 2009

Dez anos de redação do pirulito

Estou chupando o segundo pirulito, este, é sabor tutti-fruti, mais gostoso que o primeiro.

Não me lembro exatamente o dia, mas foi em junho de 1999 que tirei meu primeiro dez em uma redação escolar. Dez anos de dez.
Anos terminados em 9 são cheios de aniversários de data redonda: 80 anos do crash em Nova York, 70 anos do início da Segunda Guerra Mundial, 60 anos de República Federal da Alemanha e República Popular da China, 50 anos da Revolução Cubana, 40 anos da chegada do homem à Lua, 30 anos da Revolução Iraniana, 20 anos do massacre na Tiananmen e da queda do muro de Berlim. 1999 é pouco lembrado. Mas foi um ano legalzinho: teve o Mister M, o Padre Marcelo Rossi, os Teletubbies, o início do regime de metas de inflação, o Matrix e o Clube da Luta. E é claro, a redação do pirulito.
Mesmo depois de dez anos, eu não conseguiria escrever um texto artístico melhor que aquele. Parei de evoluir nesta habilidade. Não pretendo ser artista. Minha vida vai ser escrever tese. E depois, papers. E em tempo livre, blog.

Um comentário:

CaroL disse...

A redação do pirulito é um clássico, mas acho que você tem talento demais para dizer que não pretende continuar se aventurando pela escrita criativa. Não precisa estressar com publicação, mas também não faz sentido abandonar um hobby do qual você parece gostar.

PS: Não tinha me atinado para o fato, mas entrei na faculdade em 1999 - logo, este ano fez uma década que conheço meus amigos lá da USP.