terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O Bugrão voltou! Série A 2010


A foto que se vê logo acima foi feita em 25 de novembro de 2008, quando eu ainda estava na Alemanha (postei esta foto no meu blog de viagem). Foi no dia seguinte ao sofrido jogo entre Guarani e Águia de Marabá, que eu acompanhei a muita distância, pelo cosmo.com.br. Naquele jogo, o Guarani havia conseguido o acesso para a Série B em 2009. Na neve eu grafei "Guarani Série A 2010" em um tom meio irônico. Não imaginei naquele momento que o Guarani pudesse subir para a Primeira logo depois de ter subido para a Segunda.
Mas o que poucos torcedores otimistas esperavam aconteceu!














Já de volta a Campinas, tirei estas fotos do jogo entre Guarani e Juventude, em que os campineiros venceram os gaúchos por 2 a 1 e os rebaixaram para a Série C. Não foi o jogo que decidiu o acesso ao Bugre. O time da terra de Carlos Gomes já havia garantido sua vaga à Série A de 2010 na rodada anterior, mesmo perdendo para o Bahia. Isto porque o Figueirense, adversário direto, havia perdido para o Duque de Caxias.
Mas o jogo contra o Juventude foi o jogo da festa. Os ingressos tiveram seu preço reduzido de 30 para 20 reais (ainda salgado). O público compareceu em massa. Houve 16700 torcedores do Guarani e 50 do Juventude. Os torcedores do Guarani confeccionamos um bandeirão do tamanho do tobogã, como pode ser visto em uma das fotos. "Não é mole não, o bandeirão é maior que o chiqueirão" era o que cantávamos quando os torcedores presentes no tobogã abriam o bandeirão no final do primeiro tempo (chiqueirão = estádio de um outro time de Campinas). Eu vi o jogo na cabeceira sul.
Não foi um jogo fenomenal, mas o Guarani jogou o suficiente para não ter sua festa estragada e para obter o vice-campeonato da Série B.
O lance mais cômico do jogo aconteceu fora de campo. Quando um jogador do Juventude perdeu um gol feito, chutando a bola para sua própria torcida, um torcedor gaúcho, bravo, pegou a bola e tentou chutá-la para fora do estádio. Não conseguiu. A bola bateu na mureta e voltou.
No final, os jogadores atiraram camisas aos torcedores. Um jogador recebeu da torcida um grande 1º feito de plástico, em referência à primeira divisão. As cheerleaders, com uma faixa, fizeram apelo aos torcedores para não invadir o gramado. Este apelo foi atendido. Nei Paraíba, machucado, apareceu nos camarotes perto de onde eu estava. Houve grande aglomeração para tirar fotos do ídolo.
No final, teve fogos, trio elétrico e buzinaços. Os bares ao redor do estádio ficaram abarrotados de pessoas vestindo camisas verdes.
Depois de cinco anos amargando as séries B e C, o Guarani está de volta à Série A.
Parabéns ao Leonel pelo ótimo trabalho de recuperação. Parabéns ao técnico Oswaldo Alwarez . E parabéns a Douglas, Maranhão, Bruno, Alemão, Léo Mineiro, Gláuber, Ricardo Xavier, Walter Minhoca, Harison, Fabinho, Nei Paraíba e outros...
E parabéns também a nós torcedores que conseguimos comparecer mais ao campo do que comparecíamos nos anos 90, quando o clube disputava a série A.

Nenhum comentário: