domingo, 29 de agosto de 2010

Quem terá melhor recuperação depois da crise? EUA ou Alemanha?

Os resultados do PIB dos dois países do quarto trimestre deste ano só aparecerão no início de 2011. Nem eu, que sou um ser humano pensante (será?), tenho alguma previsão.

Agora, até mesmo o mouse do meu computador sabe como serão as muitas coluninhas que aparecerão em cadernos de economia e jornais de business nos dois casos.

Se a economia dos EUA se recuperar melhor, as causas apontadas serão a maior flexibilidade dos mercados de trabalho, o menor valor e menor abrangência do seguro-desemprego, o menor poder dos sindicatos, o menor peso dos gastos sociais, e a menor carga tributária.
Se a economia da Alemanha se recuperar melhor, as causas apontadas serão a maior rejeição do governo conservador ao uso de déficits fiscais como estímulo, e a política de contenção dos salários.

É igual comentarista de futebol de segunda-feira que já tem opinião formada no sábado sobre um determinado jogador. Se este jogador entra só no segundo tempo e o time perde, é porque ele teve pouco tempo para jogar. Se ele entra só no segundo tempo e o time ganha, é porque ele teve papel decisivo.

Nenhum comentário: