sábado, 4 de abril de 2015

Sobre o Cabo Daciolo no PSOL

Não é errado que partidos de esquerda tenham alguns políticos que sejam religiosos, que gostem de falar de deus, que sejam contra a legalização da maconha e que sejam indiferentes às reinvindicações do movimento LGBT (mas não hostis a elas). Só vejo mais negativamente quem é anti-gay (até porque homofobia é um tipo de racismo) e quem é contra a legalização do aborto (até porque se trata de um tema que atinge diretamente mulheres pobres).
De qualquer forma, uma esquerda que foca apenas na questão da desigualdade e dos direitos dos trabalhadores, mas não defende bandeiras culturais pós-1968, tem direito de existir, mesmo que não concordemos com ela. Lideranças assim poderiam até ajudar o PSOL a lidar com um sério problema: a dificuldade deste partido se aproximar das classes mais baixas. Não é só com universidade e com sindicato de servidores públicos que se faz política de esquerda.
O problema é que o Cabo Daciolo não representa uma esquerda conservadora em valores morais. Representa esquerda nenhuma. Apenas o conservadorismo em valores morais. Falar de deus é uma coisa, propor que ele deva ter mais poder do que o povo é outra. Pode existir uma esquerda religiosa, mas não uma esquerda teocrata. Abraçar Bolsonaro é inadmissível para um político de um partido de esquerda. O mesmo vale para defender policiais que torturaram e mataram um morador de favela (que liderança "popular" é essa?). E como eu disse antes, uma coisa é ser indiferente às bandeiras do movimento LGBT, outra é ser hostil a essas bandeiras.
Portanto, o Cabo Daciolo já está fazendo hora extra no PSOL. Mantê-lo seria um puro realpolitik que o PSOL critica muito quando outros partidos fazem.

2 comentários:

Marcus Pessoa disse...

Acredito que o PSOL vai expulsar o deputado. Até então vinham sendo pacientes, mas ele demonstrou que não vai acatar as resoluções do partido.

Marcelo Brito disse...

Postei este mesmo texto no Facebook. Alguns amigos meus, que estão mais próximos do PSOL, me disseram que já está em processo de expulsão. A executiva nacional já desautorizou Daciolo a falar em nome do partido.