domingo, 15 de novembro de 2015

Os mit(c)os monarquistas

A maior praga dos grupos virtuais de discussão de História são os monarquistas. Eles adoram apresentar uns argumentos a favor do período que foi de 1822 a 1889. Argumentos furados.

1. O Brasil viveu um período de prosperidade naquele tempo
Hmmm, não. Foi justamente no século XIX que o Brasil ficou para trás. Em 1820, o PIB per capita no Brasil não era muito distante do PIB per capita dos países atualmente desenvolvidos. Em 1900, a diferença já era enorme, parecida com a atual. A economia do Brasil cresceu no século XIX. Mas a dos países atualmente desenvolvidos cresceu muito mais. Foi também ao longo do século XIX que a Argentina deixou o Brasil para trás.

2. Houve um grande desenvolvimento cultural no Brasil naquele tempo
Em 1889, 70% da população adulta do Brasil era analfabeta. A primeira universidade brasileira foi inaugurada em 1920, já na República. México e Peru já tinham universidades no século XVII.

3. O Imperador Dom Pedro II era contra a escravidão
Então ele era muito incompetente, porque a escravidão durou 48 dos 49 anos do governo dele.

4. Havia estabilidade política no tempo do Império, ao contrário do que houve na República, quando ocorreram muitos golpes de Estado
Decidam, das duas uma. Se for aceita a hipótese de que quem mandava era o Imperador, a tal "estabilidade política" foi na verdade uma ditadura, pois teria sido um único cara mandando por quase meio século. Se for aceita a hipótese de que quem mandava era o Presidente do Conselho de Ministros, não havia estabilidade política, pois os mandatos costumavam durar entre um e dois anos, parecendo mandato de Primeiro Ministro da Itália do século XX. E foi o Império o período da história em que o Brasil mais participou de guerras. Ah, e é engraçado ver simpatizante da monarquia falando mal da República porque houve muito golpe de Estado. Isto porque alguns monarquistas são bem simpáticos àquele que ocorreu em 1964.

5. O povão gostava do Imperador e viu de braços cruzados a Proclamação da República
Pode até ser verdade, mas não há como ter certeza, pois em 1889 não havia Ibope nem Datafolha. Em 1822, a monarquia foi implementada sem que o povo tivesse sido perguntado. A única vez em que o povo foi perguntado se queria a República ou a Monarquia foi no plebiscito de 1993. A República ganhou de lavada.


Depois de 126 anos de República, o Brasil continua não sendo um país que queríamos que fosse. Mas isto não quer dizer que o período do Império fosse melhor. Não era.

Nenhum comentário: