domingo, 10 de janeiro de 2016

A Lava Jato e o PIB

É possível que a Operação Lava Jato tenha sido responsável por parte da queda de 3% do PIB ocorrida no ano passado. Isto porque a operação poderia ter afetado investimentos dos setores de petróleo e gás, e de construção civil, que são muito importantes para o PIB.
É possível não concordar com esta afirmativa. Pode-se argumentar que os investimentos dos setores de petróleo e gás e de construção civil declinaram por outros motivos, que os outros motivos foram bem mais relevantes.
Mas não adianta dizer que não podemos considerar que a Lava Jato tenha sido responsável pelo desempenho ruim do PIB porque considerar isso favoreceria os corruptos. Em uma escala de zero a cem, a relevância deste argumento é próxima de zero. O fato de existir a possibilidade de uma constatação ser favorável aos corruptos não torna uma constatação mentirosa. É perfeitamente possível uma constatação ser verdadeira e os corruptos poderem se beneficiar dela.
Podemos muito bem dizer: a Lava Jato foi responsável sim por parte da queda do PIB ocorrida no ano passado, mas mesmo assim valeu a pena porque seus efeitos de longo prazo podem ser positivos.
Mas quem diz que não podemos fazer determinada afirmação, sem apresentar um único argumento válido contra esta afirmação, simplesmente dizendo que ela favorece os malvados, é contra a ciência. Está bem perto de quem fala que a Teoria da Evolução não pode ser ensinada simplesmente porque incentivaria os estudantes a não acreditarem em Deus.

Nenhum comentário: