quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

A treta entre eles

Já falei muito deles. Achei que ia ficar algumas semanas sem falar deles. Mas eis que eu soube ontem que houve uma treta envolvendo Olavo de Carvalho, Reinaldo Azevedo, Kim Kataguri, Rodrigo Constantino e Jair Bolsonaro. E decidi dar mais um pitaco porque achei que a reação dos sites de esquerda foi ruim.
Vi os sites de esquerda tripudiando, colocando essas personalidades como se fossem patetas, bobalhões, palhaços. Erraram a abordagem. De bobos, Olavo de Carvalho e Reinaldo Azevedo nada têm. Eles são simplesmente nocivos. E sabem muito bem o que estão fazendo. Têm boa habilidade de public relation. Sabem que expor uma briga (não sei se verdadeira ou fingida) em público não vai prejudica-los.
É certo que os dois foram nulidades em influenciar resultado de eleição. Quando não eram conhecidos, Lula perdia, quando passaram a ser ativos, Lula e Dilma ganharam. Mas isso não é ruim para eles. Até ajuda a fomentar a indústria do anti-esquerdismo. Olavo de Carvalho e Reinaldo Azevedo não mudaram resultado de eleição, mas atraíram público para livros, palestrar, cursos e programas de televisão. Ajudaram a pautar discurso de políticos de direita. Criaram um rebando. Antes deles, ninguém falava em Foro de São Paulo, ninguém via o "politicamente correto" como o Mal a ser combatido. Souberam aproveitar muito bem um nicho de mercado.
Rodrigo Constantino, o caçulinha da turma, é mais pueril. Dele eu tenho menos repulsa e mais pena. Porque diferente de Olavo de Carvalho e Reinaldo Azevedo, que têm um anti-esquerdismo bastante comercial, Rodrigo Constantino parece acreditar com mais sinceridade e convicção nas baboseiras que diz.

Nenhum comentário: