terça-feira, 28 de julho de 2015

Mais um sobre o conflito defender a verdade vs. defender uma causa

Outro clássico exemplo de como se colocam causas acima da verdade é a forma como o Ocidente difunde a história da Segunda Guerra Mundial para um público mais leigo e menos acadêmico.
Sabemos que embora os aliados ocidentais também tenham sido muito importantes, quem teve o papel principal na derrota da Alemanha Nazista foi a União Soviética.
Porém, em todo junho de ano terminado em 4, a mídia ocidental faz zilhares de especiais sobre o aniversário redondo do desembarque à Normandia. Muitas vezes estes especiais recebem o título de "o momento decisivo da guerra". Quando este evento ocorreu, a Alemanha já tinha perdido imensas quantidades de homens e equipamentos no front da Europa Oriental. A União Soviética já estava na ofensiva e a Alemanha já estava na defensiva. Em junho de 1944, a pergunta já não era mais se a Alemanha seria derrotada e sim quando isto ocorreria. Muito mais decisivas para o rumo da guerra foram as batalhas de Moscou (1941), Stalingrado (1942) e Kursk (1943). Os aniversários redondos destas batalhas recebem pouco destaque.
Por que isto ocorre? É possível até dizer que talvez seja por boa intenção. Pretende-se evitar comemorar a derrota de uma tirania exaltando outra. Mas há um problema nisso, já mencionado em post anterior: defender causas com mentiras é muito feio. Causas boas não precisam de mentiras. Que os responsáveis por contar a história falem quem foi Stálin, seus horrores, mas não neguem que foi o país do bigode grande o mais decisivo para vencer o país do bigode pequeno.
Reescrever a história por causa de conveniência política é uma prática muito comum na... União Soviética. Como é que alguém vai querer criticar a União Soviética igualando suas práticas? Para criticar, é necessário ser superior.
Minha crítica só é direcionada à mídia de massas. Não critico a indústria cinematográfica norte-americana por fazer filmes predominantemente sobre os combatentes norte-americanos. Normal que um país faça filmes sobre seus compatriotas. Que a indústria cinematográfica russa tenha competência para divulgar suas produções no exterior, como essa https://www.youtube.com/watch?v=V9tO7GF8pnY

Nenhum comentário: