quinta-feira, 30 de julho de 2015

Os primeiros negadores do aquecimento global ganharam novos amiguinhos

97% dos pesquisadores do tema aquecimento global que publicam artigos em revistas científicas consideram que há influência da atividade humana no aquecimento global https://en.wikipedia.org/wiki/Scientific_opinion_on_climate_change
A negação do aquecimento global costuma ser feita nos meios políticos. Os primeiros negadores políticos do aquecimento global foram os integrantes da extrema-direita norte americana, uns porque eram aliados da indústria petrolífera, outros porque simplesmente queriam que o PIB continuasse crescendo, sem ninguém para atrapalhar.
O primeiro brasileiro famoso a pregar o negacionismo do aquecimento global foi ..., ele mesmo, Olavo de Carvalho, o grande difusor para o Brasil de "conteúdo" produzido pela extrema-direita norte americana. E óbvio, o rebanho do Olavo acompanhou.
Mas negar a influência do ser humano no aquecimento global é coisa só de reacionário? Não, pasmem, um novo grupo político se juntou ao time dos negadores: parte da esquerda nacionalista terceiro mundista. Este grupo alega que a alerta sobre o aquecimento global parte de uma estratégia neocolonialista cos países desenvolvidos para impedir que os países em desenvolvimento os alcancem em poder econômico.
Isto parece estranho, porque há maneiras melhores de defender os países em desenvolvimento. É possível reconhecer a influência humana no aquecimento global e cobrar que os países desenvolvidos assumam responsabilidade maior na redução da emissão de CO2, pois são estes os que mais poluem.
Mas a questão principal não é essa. O fato é: se a influência humana no aquecimento global existe, ela existe e ponto final, independentemente da consequência política que isso acarretaria para o mundo.
Não estou afirmando que a influência da atividade humana no aquecimento global existe e acabou a discussão. Aceito com muita parcimônia o argumento de autoridade. Não é só porque 97% dos cientistas dizem que é assim que tem que ser assim. Às vezes, a maioria erra. O que eu quero dizer é: sim, a maioria esmagadora dos cientistas pode estar errada sobre o aquecimento global, mas a relevância da implicação política do aquecimento global é zero para concluir se o ser humano está aquecendo o planeta ou não.
Deus pode não existir, mesmo que a religião faça bem para as pessoas. A influência humana no aquecimento global pode existir, mesmo se as consequências políticas não forem boas para os países em desenvolvimento.

Nenhum comentário: