segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Quem são os "moderate heroes"

Esta é uma expressão que aprendi recentemente em debates de Internet. O moderate hero é aquele que em todas as polêmicas em que dois lados defendem apaixonadamente pontos de vistas opostos, considera que a verdade está no ponto que fica exatamente no meio destes dois pontos de vista, a uma distância igual um do outro.
Todos nós temos visões intermediárias em alguns assuntos. Até porque, às vezes, existem posições extremas artificiais, que alguns colocam só para tencionar o debate para um lado e sua verdadeira posição parecer a do meio (e agradar moderate heroes). Quem lê este blog sabe que tenho posições intermediárias, moderadas, em alguns assuntos. Como escrevi ontem sobre a questão do "quem não faz parte da minoria não opina". Entendo os motivos de quem defende isso, considero válido algumas vezes, mas discordo de quem acha que deve ser regra absoluta. Em outras questões, defendo claramente um dos extremos. Por exemplo, o eventual impeachment da Dilma. Um dos extremos acha que é golpismo. Outro extremo acha que tem que ter impeachment. A posição intermediária é a de que "ainda não existem elementos jurídicos que embasam o impeachment, mas defender o impeachment não é golpe". Discordo até mesmo da posição intermediária, e defendo o extremo que o pedido de impeachment da Dilma é golpismo sim.
Já os moderate heroes, esses aí nem param muito para pensar antes de defender a posição intermediária. Eles têm fetiche pelo ponto do meio. Para eles, a moderação não é consequência do fato da própria opinião ser coincidentemente localizada entre os extremos mais falantes. Para eles, a moderação é um objetivo. Talvez, um objetivo intermediário para se alcançar um objetivo final: mostrar uma suposta superioridade intelectual.
O típico texto do moderate hero para todos os assuntos começa assim:
"De um lado há aqueles que pensam isso. Do outro há aqueles que pensam aquilo. Mas a verdade é que a questão não é tão simples assim. Os que pensam isso estão certos por causa disso, disso e disso, e os que pensam aquilo estão certos por causa disso, disso e daquilo".
A mensagem implícita seria
"De um lado tem uns imbecis, do outro também tem uns imbecis, e agora neste exato momento vocês lerão a voz da sabedoria".
Eu imagino os moderate heroes no tempo da Inquisição escrevendo.
"De um lado há os extremistas que querem colocar os judeus na fogueira. Do outro há outros extremistas que acham normal ser judeu e acha normal que eles fiquem impunes por terem crucificado Jesus Cristo. A verdade é que devemos evitar os extremos: os judeus devem ser punidos sim, mas fogueira é exagero"
Ou então falando sobre abolição da escravidão no século XIX.
"De um lado há os extremistas que querem manter a escravidão. Do outro há outros extremistas que querem que negros tenham direitos iguais aos dos brancos. A verdade é que devemos evitar os extremos: a escravidão deve ser abolida, mas não é por isso que os negros devem ter direito de votar".
Ou uma versão ainda mais caricatural, falando sobre a teoria conspiratória de que os aviões sozinhos seriam incapazes de ter derrubado as torres do World Trade Center em 11 de setembro de 2001, e que provavelmente havia explosivos dentro das torres, tendo sido premeditada a derrubada.
"A torre norte caiu somente por causa do impacto do avião, mas a torre sul caiu porque tinha explosivos dentro dela, uma vez que do jeito que o avião atingiu a torre sul, teria sido impossível derruba-la sozinho"
O moderate hero é aquele que gosta de ficar em cima do muro. Mas se um dia alguém chegar para ele e perguntar:
- Você gosta mais de ficar nos extremos ou em cima do muro?
Provavelmente ele vai responder:
- Devemos evitar os extremos, mas não é só por isso que devemos ficar em cima do muro.
Agora, para encerrar o texto, infelizmente eu terei que ser um pouco moderate hero. Por um lado, esse tipo de debatedor deve ser zombado. Por outro lado, temos que tomar cuidado com o mau uso do termo. Seria equivocado xingar alguém de moderate hero só porque esse alguém teve posição intermediária em um determinado assunto, coisa que é completamente normal. O moderate hero, conforme eu escrevi, é quem tem a posição intermediária em todos os assuntos.

sexo anal sexo anal sexo anal sexo anal sexo anal sexo anal sexo anal sexo anal sexo anal

Nenhum comentário: