Um dos clássicos das discussões intermináveis. Lembra um pouco a situação do filme "Obrigado por fumar", em que o menino aprende retórica com o pai lobista. Argumentos sempre existem para todos os lados e todos os gostos. E sempre continuarão existindo. Cada argumento sempre terá um contra-argumento. Por isso as discussões são intermináveis.
Alguns dos que acham que o melhor foi o Senna são os malas conhecidos como "as viúvas do Senna". Para eles, a Fórmula 1 era irrelevante antes de 1984 e depois de 1994. Senna era o herói e seus adversários eram os vilões. Todos conspiravam contra o piloto do capacete amarelo. A diferença de equipamento só era relevante na determinação dos resultados quando o do Senna não era o melhor. Só são lembradas as corridas dificílimas que Senna venceu, como o GP do Brasil em 1991, quando faltavam marchas e o mesmo GP em 1993, quando a chuva permitiu que a McLaren de Senna superasse a Williams de Prost e Hill. Mas são esquecidas as corridas fáceis que Senna desperdiçou, como o GP do Brasil de 1990, que estava praticamente ganho até Senna ter se enroscado com Nakajima. O GP do Japão de 1988 foi o copo meio cheio meio vazio. Senna ganhou depois de ter ficado lá atrás na largada. Mas Senna só ficou lá atrás na largada por causa de uma falha humana. Quem pensa como as viúvas do Senna poderia refletir: "Não escolhi nascer no Brasil. Se eu tivesse nascido em outro país, eu pensaria da mesma forma?"
Mesmo não sendo viúva do Senna, é perfeitamente possível pensar que ele foi o melhor. Argumentos não faltam. Mas também é possível pensar que Schumacher foi o melhor. Argumentos não faltam. É possível também falar de Alain Prost, Jack Stewart, Jim Clark, Nicki Lauda, Juan Manuel Fangio. Mas vamos pensar no brasileiro e no alemão, para não complicar.
Schumacher é recordista em vitórias e títulos. Não ganha do Senna de 7 a 1, mas ganha de 7 a 3. O número de vitórias de Schumacher é a soma do número de vitórias de Senna com o número de vitórias de Prost. Mas quem defende o Senna tem muitos argumentos para rebater. Schumacher já pegou a era que tinha mais de 16 corridas por ano. Senna só não teve mais conquistas porque sua carreira foi encerrada de forma trágica, da qual ele não tem culpa. Schumacher teve a sorte de pegar uma entre safra da Fórmula 1. Não teve adversários fortes. Seus principais adversários foram Hill, Villeneuve, Hakkinen, Barrichello, Montoya e o próprio irmão, que não são sombra de Senna, Prost, Piquet e Mansell, nem de Hamilton e Vettel. Tanto que bastou Alonso chegar para já superar o Schumacher.
Comparando o desempenho de Schumacher e Senna nas corridas em que ambos disputaram, que ocorreram entre o GP da Bélgica de 1991 e o GP de San Marino de 1994, Senna tem uma leve vantagem em pontos. Os sennistas ainda acrescentariam que, em 1993, tanto a McLaren de Senna, quanto a Benetton de Schumacher, tinham o motor Ford, e por contrato, a Ford tinha que fornecer motores melhores para a Benetton. Os defensores de Schumacher diriam que carro não é só motor, e que a vantagem de pontos de Senna em comparação com Schumacher foi obtida quando a McLaren tinha controle de tração e a Benetton não. Também podem dizer que Schumacher era muito novo, e que resultados não muito bons no início de carreira são acontecimento normal. Tanto que se desconsiderar o memorável GP de Mônaco, Senna não fez uma boa temporada em 1984, e a Toleman não era equipe de ponta, mas também não era uma carroça.
Os defensores de Senna podem argumentar que as vitórias de Schumacher, a quase totalidade delas na era no reabastecimento, eram sem graça, que ele só ganhava de ponta a ponta ou decidia naquelas duas voltas que antecediam a parada no box, enquanto que o Senna teve vitórias épicas. Os defensores de Schumacher dirão que o alemão teve muitas vitórias sem graça porque teve muitas vitórias, mas que entre as 91 vitórias, também houve algumas épicas, em que ele ganhou na chuva, ganhou tendo ficado atrás e fazendo muitas ultrapassagens, ganhou com carro inferior.
Senna fez algumas cagadas durante sua carreira. Schumacher também.
Em resumo, conforme dito no início do texto, tem argumento e contra-argumento pra todo lado.
Ainda assim, entre os dois, eu tenho leve propensão a considerar que Schumacher foi o melhor. Aceito a hipótese de que no cockpit, um era tão bom quanto o outro. Tanto Senna quanto Schumacher eram muito talentosos e muito esforçados para extrair o máximo de seus equipamentos. Mas não é apenas o que é feito no cockpit que determina o sucesso de um piloto. É aí que entra o diferencial do Schumacher. O alemão tinha mais capacidade de desenvolver um trabalho de longo prazo com a equipe. Quando Senna não tinha o melhor carro, ele conseguia diminuir no braço a diferença com as equipes de ponta. Mas ele pouco colaborou para que suas equipes tivessem os melhores carros. O caminho do Senna foi sempre de mudar para uma equipe com carro melhor. Da Toleman para a Lotus, da Lotus para a McLaren, da McLaren para a Williams. O caminho do Schumacher foi sempre fazer a equipe ter um carro melhor. Tanto que quando Schumacher estreou na Fórmula 1, a Benetton era uma equipe intermediária. Passou a ser uma equipe de ponta. Quando foi para a Ferrari em 1996, a equipe italiana tinha nome, torcida e charme, mas não fazia o melhor carro da Fórmula 1 havia muito tempo. Seu último título de pilotos tinha ocorrido em 1979. Depois de anos de trabalho, a Ferrari virou a equipe com melhor carro, situação que durou não muito tempo. Depois do capítulo final de sua carreira em 2006, Schumacher ainda teve um epílogo entre 2010 e 2012 com a Mercedes, em que ele ajudou a criar uma nova equipe grande.
Alguns responderão: pô, eu estou discutindo quem era o melhor piloto e não quem era o melhor gerente! Aí eu respondo que para ser um piloto de Fórmula 1, não basta apenas ser piloto, e que outras habilidades também contam, não podendo ficar fora da comparação. Acredito que comparando apenas a pilotagem, Senna era melhor que Piquet. Mas Piquet era melhor mecânico. Aí os dois brasileiros se equilibravam.
Por fim, para divertir, algumas profecias de Galvão Bueno sobre Schumacher
https://www.youtube.com/watch?v=o6Crr7WXZd0 9:20
https://www.youtube.com/watch?v=axb9-UXlbuI
https://www.youtube.com/watch?v=lfgnoR1kVNw
Depois, pra se redimir, Galvão virou mó puxa saco do alemão!
domingo, 16 de agosto de 2015
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