quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Possíveis mapas eleitorais nos Estados Unidos em 2016

Os principais concorrentes à candidatura democrata à presidente dos Estados Unidos em 2016 são Hillary Clinton, Bernie Sanders, Joe Biden e Martin O'Malley. Os principais concorrentes à candidatura republicana são Donald Trump, Ben Carson, Jeb Bush, Scott Walker, Marco Rubio, Chris Christie, Carly Fiorina e Ted Cruz.
Independente de quem seja o candidato de cada um dos grandes partidos, a disputa será em poucos estados chave. O mapa a seguir resume o resultado por estado das quatro últimas eleições presidenciais: 2000, 2004, 2008 e 2012.
Os estados em que os democratas ganharam as últimas quatro vezes, em azul escuro, somam 242 delegados. Os estados em que os republicanos ganharam as últimas quatro vezes, em vermelho escuro, somam 180 delegados. São necessários 270 para ser eleito. Os estados em cinza, em que Bush ganhou as duas vezes e Obama também (ou seja, duas pra cada partido) somam 75 delegados. Ainda tem Iowa, Novo México e New Hampshire, onde os democratas ganharam três vezes e perderam uma, e Indiana e Carolina do Norte, onde os republicanos ganharam três vezes e perderam uma.
Como os Estados Unidos estão cada vez mais polarizados, e como o voto está cada vez mais partidário e menos pessoal, espera-se mais uma eleição com pequena diferença de resultado nacional entre os dois principais candidatos, com alguns estados fortemente democratas e outros fortemente republicanos, e a disputa em alguns estados chave, a maioria deles, os pintados em cinza. Pertencem ao passado vitórias nacionais esmagadoras, como ocorreram em 1956, 1964, 1972 e 1984, e vitórias nacionais apertadas, onde a maioria dos estados apresentou resultado apertado e foi motivo de disputa, como ocorreu em 1960, 1968 e 1976.
Como a cada eleição que passa, muitos estados que votaram em Gore (democrata) em 2000 estão cada vez mais democratas, e os estados que votaram em Bush (republicano) em 2000 estão cada vez mais republicanos, considera-se que em 2016, na maioria dos estados azul escuro, a vitória democrata seja certa, e na maioria dos estados vermelho escuro, a vitória republicana é certa. Isto não depende de quais candidatos os partidos lançarão, pois conforme dito anteriormente, o voto está cada vez mais partidário. Só um grande evento inesperado tiraria a vitória de qualquer candidato democrata em Nova York, Massachusetts e Rhode Island, e só um grande evento inesperado tiraria a vitória de qualquer candidato republicano em Utah, Idahoo e Wyoming.
Há algumas exceções entre os estados marcados com azul escuro ou vermelho escuro. Gore, Kerry e Obama levaram Wisconsin e Pensylvannia nas últimas quatro eleições, mas com resultado não muito folgado. Como são estados de esmagadora maioria de população branca não hispânica, e este grupo está cada vez mais republicano, é possível que em uma vitória republicana nacional não muito apertada, o candidato republicano consiga levar estes dois estados. No melhor cenário republicano, portanto, os republicanos levam todos os estados que ganharam as últimas quatro vezes, mais todos os estados que ganharam pelo menos uma vez, mais Wisconsin e Pensylvannia. Neste cenário, os republicanos teriam 326 delegados. É quase certo que não conseguirão mais que isso. O mapa a seguir mostra este cenário.

  No melhor cenário democrata possível, os democratas levam todos os estados que ganharam as últimas quatro vezes, mais todos os estados que ganharam pelo menos uma vez, mais Missouri, Georgia e Arizona, estados em que perderam as quatro últimas vezes, mas com pequena diferença em 2008. Estes estados podem mudar de lado por causa de mudanças demográficas, pois suas populações estão cada vez menos brancas. Neste cenário, os democratas teriam 395 delegados. É quase certo que não conseguirão mais que isto.

Nenhum comentário: